Nenhum a menos – A ação social-educacional digital

Análise Textual do Artigo

Nenhum a menos – A ação social-educacional digital

Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando. (Tiago 4.17)

Através da solidariedade e do amor as igrejas cristãs no mundo conseguem exercer de maneira relevante o seu papel na sociedade. Assim, a igreja do Senhor na sua caminhada cristã sai do ócio e ópio da religiosidade e passa a viver o evangelho do reino ministrado por Jesus por meio da ação social de cunho particular: a ação social-educacional.

Na história da igreja cristã podemos constatar o seu envolvimento ainda que lento e tardio, mas de alguma maneira com o passar dos tempos a igreja tem contribuído para a mudança e transformação da sociedade, e esta de fato é a nossa missão como ajuntamento de Deus. O próprio Deus através do curso das nossas existências gerou solidariedade e amor nos corações, bem como também uma profunda reflexão de consciência para que pequenos projetos com à era dos cursos de alfabetização fossem proliferados em todo o país. Críticas (Arte ou faculdade de examinar) à parte ao Governo Federal a desigualdade social que ainda é gritante, especialmente nas regiões norte e nordeste do Brasil nos últimos dez anos foi reduzida, não tanto quanto gostaríamos, mas saímos da condição de miseráveis para pobres. O que já algo a ser comemorado, pois isto traz reflexo dentro das próprias regiões, como um progresso na educação e melhorias na qualidade de vida (especialmente no meio educacional) do povo.

A sociedade dos dias hodiernos esta vivendo em um ritmo alucinante. Vivemos na era da tecnologia. Por causa disso há um esfriamento nas relações humanas. As pessoas se comunicam via internet, todavia parte considerável da população brasileira se encontra no percentual dos excluídos. Eis aí o papel fundamental da igreja que é o da ação social-educacional tendo como objetivo suprir as necessidades elementares da vida humana socialmente, ou seja, sua integralização. A falta de infra-estrutura (é o conjunto de elementos estruturais que enquadram e suportam toda uma estrutura, possui concepções diferenciadas em diversas áreas do conhecimento) em telecomunicações e tecnologia (Suporte tecnológico para o tráfego de informações), e os altos custos são fatores preponderantes que agravam/retardam o crescimento.

Para ser relevante na sociedade e cumprir com o papel para o qual ela mesma foi chamada é crucial que a igreja do Senhor se envolva com as questões de providências/oportunidades e das condições para a criação de vagas no mercado do trabalho. Neste ínterim a igreja não deve fazer distinção alguma quanto a raça, cor, condição social, nacionalidade ou credo religioso. Portanto o nosso trabalho como povo de Deus reside e consiste em velar e atender as necessidades básicas fundamentais do ser humano: a saúde, a alimentação, o lazer, a educação, a assistência social, os cursos profissionalizantes entre outros. Ela deve dar suporte e condições para a criação de novos empregos, mas antes de tudo ser veículo de preparação e qualificação profissional. Prestando serviço de assistência social, educacional, moral e espiritual a todas as classes (especialmente as mais desprovidas e carentes de recursos materiais, educacionais e espirituais) e faixas etárias do contingente populacional do país. É literalmente “O Evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens.

Assim como o Pai me enviou ao mundo, também eu vos envio” (João 17.18; 20.21).

Bibliografia:
Nunes, Élton de Oliveira, UMESP, Revista...
Nenhum a menos - a ação social-educaional digital - Fonte/Limk: http://www.agenciasoma.org.br/sys/jornal.asp?secao=interna&idJornal=31&idJornalSecao=23.

Conheça também a Rede Evangélica Nacional de Ação Social: http://www.renas.org.br/?pg=conteudo&categoria=1&pagina=48


Postar um comentário