Eric Liddell - Carruagens de Fogo

video

True story of the 1924 Olympics. Eric Liddell disqualified himself from the 100 meters because he wouldn't run on the sabbath. A teammate gave up his spot in the 400 meters so that he would have a chance at a medal on another day.


Verdadeira história dos Jogos Olímpicos de 1924. Eric Liddell se desqualificado dos 100 metros, porque ele não iria correr no sábado. Um companheiro de equipe deu o seu lugar nos 400 metros a fim de que ele teria a chance de uma medalha em um outro dia.


A participação do corredor britânico Eric Liddell na Olimpíada de Paris, em 1924, é um marco na história do esporte, e serviu de inspiração para o filme Carruagens de fogo (1981). Liddell era um evangélico devoto que fazia questão de deixar claro que corria somente para glorificar a Deus.

Na ocasião, era o favorito para vencer a prova dos 100m, para a qual, há muito tempo, vinha preparando-se, mas desistiu de correr ao descobrir que seria realizada em um domingo. O atleta cristão não considerava certo tomar parte em uma competição no Dia do Senhor. Sob protestos e críticas, foi bastante pressionado a mudar de idéia, no entanto, permaneceu firme em sua decisão.

Mais tarde, durante aquela Olimpíada, um dos corredores dos 400m desistiu de competir, e Liddell ofereceu-se para correr em seu lugar, muito embora não estivesse suficientemente treinado para disputar aquela prova. Ele não apenas correu, mas venceu a prova em um tempo recorde, levando para casa, além daquela medalha de ouro, a medalha de bronze na prova de 200m.

Não muito tempo depois, Liddell abandonou o esporte, sentindo uma chamada de Deus para ser missionário na China, onde passou o resto de seus dias.


Eric Henry Liddell (Tianjin, 16 de Janeiro de 1902Weixian, 21 de Fevereiro de 1945) foi um atleta e missionário presbiteriano escocês radicado com sua família na China, onde nasceu e morreu.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eric_Liddell

1 comentário