E o futebol jogado na Copa? Grupos E, F, G e H


Passada as duas primeiras rodadas da primeira fase. Com dois grupos já definidos (A e B). Todos prosseguem, uns para a próxima fase e outros de volta para casa. Até aqui nada que nos causasse um alarme, nem mesmo a eliminação precoce da seleção francesa. Por dois gols não acertei em cheio o desdobramento do grupo A. Talvez o que me faltou foi fé em relação à seleção Uruguaia que há muito tempo não jogava com tanta constância, firmeza e qualidade.

O grupo B seguiu o curso do rio, mas eu confesso que fiquei profundamente decepcionado com o futebol da Nigéria. Em três jogos foram duas derrotas e um mísero empate com a Coréia do Sul. Os hermanos com quase 8 reservas se divertiram contra a frágil Grécia.

Amanhã será a vez de outras seleções “tradicionais”, digo assim, pois no artigo anterior é notório aonde coloco a seleção inglesa. Espero ver um bom futebol, ao menos isso.

Mas dando seqüência aos outros grupos...

No grupo E sou laranja mecânica, carrossel holandês, tulipas holandesas e todos os demais pseudônimos, adjetivos, atributos, características e virtudes que possam descrever a seleção holandesa. Talvez ainda não seja contra a República dos Camarões que o astro do time, o meia atacante Arjen Robben volte para compor o maravilhoso meio campo holandês. A queridíssima Holanda fará um jogo “treino” contra os camaroneses. Talvez Arjen Robben possa aparecer no decorrer do jogo, todavia eu acredite que ele só entre em campo nas oitavas. No outro jogo do grupo teremos a decisão pela segunda vaga. Dinamarca e Japão farão o jogo chave do grupo. Acredito que com um pouco de dificuldade os dinamarqueses se classifiquem. O fato a lamentar no grupo é a pífia campanha dos camaroneses.

No grupo F o Paraguai é o único que matematicamente só depende de si para se classificar. E classificar em primeiro do grupo, e assim conseguindo, se livrará dos holandeses na oitavas, o que seria um enorme lucro, possibilitando inclusive o feito inédito de ir as quartas de finais, uma vez que ao menos na teoria, o seu adversário nas oitavas seria mais fácil. Apesar das constantes e surpreendentes apresentações da seleção New Zelandesa nas duas primeiras rodadas eu acredito que ela não fará frente ao bom futebol jogado pelos paraguaios. Cravo Paraguai 2 x 0. O outro jogo será uma mistura de diversão (quanto aos brasileiros que assistirão) e angústia para os torcedores da squadra azzura. Acredito que diferentemente dos franceses a Itália não fará a lambança de voltar mais cedo para casa. Será um jogo com a cara da Itália, sofrido, no pau, na raça. Cravo 2 x 1 a favor da azzura. Então se lembrem que nas oitavas, o Paraguai enfrentará a Dinamarca e os holandeses enfrentarão a azzura, que jogo.

No grupo G costumo dizer que coisa melhor ao Brasil não poderia ter acontecido que a goleada portuguesa sobre os norte coreanos. É isso mesmo, pois mais do que nunca o ego do Cristiano Ronaldo ficou inflado. Ele até tenta bancar o bom moço, o rapaz humilde, tipo Kaká, mas o Cristiano esta aquém de tal paradigma. Caso Deco volte e Liedson entre no decorrer da partida, estes sim podem trazer algum problema ao excelente sistema defensivo brasileiro. Confesso: “Não tenho medo, receio e temor algum em relação ao Cristiano”, já gostei muito dele na época do Manchester, e isso antes dele se torna o garoto predileto da mídia, pois com o passar do tempo foi ficando como dizia minha querida e falecida avó paterna, a Dona Juvita: “este menino é entojado”. O Cristiano é mascarado sempre desaparece em jogos difíceis, espero estar certo disso mais uma vez. Na seleção canarinha eu queria muito que o Dunga deixasse o abuso e o mau humor de lado e escalasse o brilhante Nilmar na frente com Luís, recuando o Robinho ao meio para jogar ao lado do Elano ou Dani Alves. Na seleção o único jogador que não consigo me render em qualquer momento é Felipe Melo, eita jogadorzinho meia boca e bossal. Como coloquei no bolão fico com Brasil 4 x 2 Portugal. No outro jogo do grupo até acredito na vitória marfinesa, todavia não mais que dois ou três – na mais animada das previsões/hipóteses possíveis – gols de diferença. Assim Brasil passa em primeiro para encarar Espanha ou Suíça, e Portugal em segundo para pegar a seleção que a meu ver tem jogado um belíssimo futebol e que tem plenas condições de avançar às quartas que é a seleção chilena do El Mago Valdíivia.

No grupo F a Suíça finalmente poderá atacar, ao menos em tese. A seleção hondurenha é disparada a mais fraca do Mundial. Até entendo que ela tenha feito dois jogos dificílimos, todavia teve a felicidade de não ser goleada, seja por um Chile nervoso por causa da estréia, seja pela quantidade exorbitante de gols perdidos pela fúria. A Suíça pode ganhar o jogo pelo placar mínimo, não pela força do adversário, mas por sua deficiência em conseguir atacar e conseqüentemente em fazer gols.

Outro jogo será talvez o grande jogo da primeira fase, e isso por vários motivos:

01. O Chile além de duas vitórias sem levar sequer um gol tem apresentado um belíssimo futebol. Os chilenos precisam apenas melhorar a pontaria, pois estão perdendo muitos gols, foi assim contra os suíços;

02. É o jogo que poderá mandar mais cedo para casa uma das seleções apontadas (pelos críticos, pois a mim ela nunca enganou. Serve para a “fúria” que em copas é mansa e devagar quase parando o mesmo que falei com relação à Inglaterra, embora os espanhóis tenham um pouco mais de qualidade técnica) como favoritas ao título;

03. Dependendo do placar tanto Chile quanto Espanha podem se classificar, e em qualquer ordem possível. Por fim penso que o Chile passará em primeiro com um empate simples, e a Espanha em segundo, tenho a ligeira sensação que a Suíça não conseguirá fazer o seu dever contra Honduras.

Palpites para as Oitavas:

Uruguai x Coréia do Sul – Passa o Uruguai

Argentina x México – Passa a Argentina

EUA x Gana – Passa os EUA

Alemanha X Inglaterra – Passa Alemanha

Holanda x Itália – Passa a Holanda

Paraguai x Dinamarca – Passa o Paraguai

Brasil x Espanha – Passa o Brasil

Chile x Portugal – Passa Portugal (é uma pena pelo futebol jogado pelos chilenos)
Postar um comentário