Perícopas Diversas... Feridos em nome de Deus!


"Experimentei como a neurose altera a prática cristã do devoto, de modo que esta adquire traços neuróticos [...]. Os dogmas são monstruosamente ressaltados, transformando-se por vezes em fetichismo dogmático. Desta forma, de uma religião de amor, o cristianismo transformou-se, talvez até na maioria das vezes, em uma religião de angústia perante os dogmas. Deus, de um pai celestial amoroso, transformou-se - em épocas especialmente sombrias de um cristianismo coercitivo - num pai sinistramente dogmático" (Oskar Pfister)

"Se Freud estivesse vivo e visitasse um de nossos templos evangélicos hoje, identificaria rapidamente uma característica que poderia associar à prática do abuso: o culto ao personalismo" (Marília de Camargo César)

"Muitas pessoas machucadas por lideranças de igrejas evangélicas afirmaram que, ao deixarem a tutela pastoral e o ambiente eclesiástico formal em que estavam inseridas, tiraram um peso dos ombros"(Marília de Camargo César)

"Se eu acreditar que o meu projeto é a salvação do mundo, não terei dificuldades em ferir quem quer que seja para atingir meu objetivo [...] Muitos trabalhadores terão de prestar contas altas ao Senhor da seara por venderem planos pessoais como se fossem divinamente inspirados" (Ricardo Gondim)

"Sonhamos o voo, mas tememos as alturas. Para voar é preciso amar o vazio. Porque o voo só acontece se houver vazio. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas" (Rubem Alves)

"Há momentos em que essa proteção e esse cuidado são necessários. Mas agir como um menininho dependente e carente anos a fio é uma patologia. Essa necessidade constante de atenção e de orientação é um sinal de infantilização do rebanho" (Osmar Ludovico)

"A autoridade pastoral não pode descer ao detalhamento da vida pessoal: Com quem vou casar? Que proposta de emprego devo aceitar? Devo vender minha casa e comprar um apartamento? Isso está fora do campo de autoridade pastoral, porque esse campo é teológico e ético. Posso descrever para você o que a Bíblia diz sobre como deve ser o caráter do homem com quem você vai se casar. Mas é você quem vai ter de decidir à luz desses critérios" (Ed René Kivitz)

"Muitas igrejas evangélicas tratam hoje sua liderança como eram tratados os profetas do passado [...] (Assim) supre-se uma carência emocional ancestral adotando-se um personagem espiritual carismático [...] Essa cultura religiosa acostumada a intermediários espirituais favorece muito a ocorrência do abuso" (Ed René Kivitz)

"Toda vez que numa posição de serviço aquele que serve é o maior beneficiado, então ele não está servindo; está sendo servindo. Ali existe abuso [...] Faz parte da natureza humana a transferência de responsabilidade. E a experiência espiritual não permite a transferência de responsabilidade. Ninguém se relaciona com Deus em nome de outro alguém. Cada um se relaciona por si mesmo" (Ed René Kivitz)
Postar um comentário