III Curso de Realidade Brasileira da Paraíba- 2010/2011

“Contra a intolerância dos ricos a intransigência dos pobres.”

Florestan Fernandes

A questão do povo brasileiro é de suma importância. Em torno deste está nossa auto-estima e nossa própria identidade. Esse é o conceito central para a formulação de um Projeto Popular para o Brasil. Acreditamos que esse momento exigirá de nós profundos compromissos, valores e responsabilidades compartilhadas para sermos capazes de transformar este projeto num amplo processo de rearticulação da classe trabalhadora através da atuação sólida de seus movimentos sociais, sindicais, estudantis, etc.

Como um dos nossos compromissos está o processo de formação política que surge como um instrumento imprescindível e de aprofundamento necessário às reflexões atuais que necessitamos promover no interior da prática militante – processo dialético entre pensar e agir. Assim, destacamos a proposta do III Curso Realidade Brasileira, ministrado em dez etapas, para oitenta militantes dos movimentos sociais populares e organizações não-governamentais na Paraíba, que tem a responsabilidade desta contribuição na formação de educadores, educadoras e lideranças, populares. A proposta deste curso é aprofundar o conhecimento da nossa realidade, através das teorias elaboradas por intelectuais que ousaram pensar o Brasil a partir do Brasil. O objetivo que o curso se propõe é o de conhecer para transformar.

O curso tem como público alvo os movimentos sociais e organizações da sociedade que atuam em diversas regiões da Paraíba visando modificações sociais. As etapas do curso consistirão de temas interdisciplinares sob o método da educação popular, que dêem conta dos vários aspectos do pensamento social brasileiro, no intuito de aperfeiçoar e potencializar as lutas sociais destes movimentos e organizações, além de proporcionar um efeito multiplicador nas comunidades em que estes militantes se inserem. O conhecimento adquirido de forma sensível, compreendido e incorporado na metodologia, desde a teoria quanto a prática nos espaços de estudos, debates e atividades de socialização, alia o estudo da nossa identidade construída ao longo de muita resistência resgatando as músicas, danças, comidas, histórias, etc.

Animados com o esforço de compreensão da realidade brasileira, confirmamos a realização da primeira etapa do III Curso Estadual de Realidade Brasileira, no período de 10 a 12 de dezembro a se realizar no CAIC Damásio Franca, em João Pessoa.


Contatos para maiores informações e encaminhamento das inscrições:


Secretaria da Assembléia Popular: 3222-5808
Rafaela 8822-2397
Gleyson 8825-5680
Suzany 8838-0819


Postar um comentário