VIDA LONGA AO CASAMENTO


VIDA LONGA AO CASAMENTO


O autor Emerson Eggerichs se baseia numa passagem da carta aos Efésios para mostrar que um casamento saudável requer, além de amor, muito respeito.


O Dr. Emerson Eggerichs costuma dizer que discorda totalmente do que afirma uma das principais canções dos Beatles, “All you need is love” (Amor é tudo o que você precisa). Afinal, cinco em cada dez casamentos acabam por que o amor isoladamente não é tudo. não que o amor não seja importante. Ele é vital, especialmente para as mulheres. mas o que está faltando é considerar a necessidade masculina por respeito. E esta tem sido a razão de viver de Emerson: ajudar casais a preencher mutuamente suas necessidades distintas.


Empolgado e preocupado com as relações entre marido e mulher, Eggerichs percebeu que muitos casais queriam, acima de tudo, que seu casamento funcionasse, mas não encontravam as ferramentas necessárias para fazê-lo. Emerson, na época pastor da Trinity church, em East lansing (EUA), decidiu que deixaria tudo e passaria a dedicar sua vida a ajudar casais a desenvolverem as ferramentas necessá-rias para terem casamentos saudáveis e, principalmente, focados em Deus.


Foi assim que nasceram os princípios discutidos em Amor e respeito, a mais bem sucedida e importante obra de Eggerichs. O livro é nada menos que o resultado de toda dedicação do autor ao longo das duas últimas décadas. A simplicidade da argumentação do autor surpreende e tem cativado centenas de milhares de pessoas em vários países que atestam sua eficácia: quando o marido se sente desrespeitado, é especialmente difícil para ele amar a esposa.


Quando a esposa não se sente amada, é especialmente difícil para ela respeitar o marido. A seguir confira entrevista exclusiva concedida pelo Dr. Eggerichs à Seu Mundo:


Há algo singularmente importante que casais precisam saber para construir um casamento saudável e bem-sucedido?

Sim. Baseando-se nos princípios encontrados em Efésios 5:33, é possível descobrir o segredo para um casamento estável e satisfatório: ao marido é ordenado amar sua mulher como “ama a si mesmo” [5:33a], portanto ela precisa de amor do mesmo jeito que precisa de ar para respirar.

Quando o marido ama sua mulher incondicionalmente, o espírito dela se abre para ele. Do mesmo jeito, à mulher é ordenado respeitar seu marido (5:33b), e portanto, ele necessita desse respeito do mesmo jeito que precisa de ar para respirar. De novo, quando a mulher respeita o marido, o espírito dele se abre para ela.

Simples desse jeito?


A chave para motivar e ajudar outra pessoa é perceber e suprir-lhe as necessidades mais básicas e profundas, no livro Amor e respeito eu explico como um homem ama sua esposa e como uma mulher respeita seu marido.


O livro fala sobre como ajudar casais a encontrar e desenvolver ferramentas e práticas que facilitarão uma transformação no casamento. Desenvolver ferramentas e práticas é suficiente para causar impacto em algo tão complexo e dinâmico quanto o casamento?


Sim. Quando o casal coloca em prática as ferramentas apresentadas em Amor e respeito, o casamento de fato melhora. Isso acontece simplesmente porque o livro tem como base a inigualável e profunda mensagem de Deus em Efésios 5:33. considero esse versículo a passagem bíblica mais importante no novo Testamento no que se refere ao matrimônio. Ele reduz o relacionamento conjugal a duas idéias simples: amor e respeito. O marido precisa lembrar apenas de uma dessas palavras — amor — e a esposa apenas de outra — respeito. Que simples!


Você aplica os princípios de Amor e respeito em seu próprio casamento?


Honestamente, Sarah e eu muitas vezes nos achamos num processo que eu gosto de chamar “o ciclo insano”. Quando ela não se sente amada, tende a reagir de um jeito que não me faz sentir respeitado. Quando eu não me sinto respeitado, tendo a reagir de um jeito que não a faz se sentir amada. E assim nos perdemos no “ciclo”.

No final, o que aprendemos com o nosso casamento é útil para mostrar a outros casais que se encontram na mesma posição como eles podem sair deste “ciclo” e praticar o poder do amor e do respeito. Assim, juntos aprendemos que confiar no infinito entendimento de Deus assegurará um casamento saudável para duas pessoas que tenham paciência e fé para encontrá-lo.


A chave para motivar

e ajudar outra pessoa é

perceber e suprir-lhe as

necessidades mais básicas

e profundas, diz o autor

Emerson Eggerichs


Fonte: https://www.mundocristao.com.br/image/Edicao_12.pdf

Leia mais: http://www.mundocristao.com.br/seumundodet.asp?cod_seumundotexto=82

Postar um comentário