173 Motoristas são multados por dia


Trecho da Avenida Epitácio Pessoa


173 Motoristas são multados por dia

STTrans diz que número de agentes de trânsito é insuficiente para a Capital, que tem 71,8 novos veículos diariamente


Por dia, em média, 173 motoristas são multados em João Pessoa, de acordo com a Superintendência de Trasnportes e Trânsito (STTrans). Mas esse número poderia ser maior se o número de agentes de trânsito fosse suficiente, conforme o superintendente adjunto do STTrans, Paulo Freire. Segundo ele, o ideal seria que houvesse um agente para cada mil veículos, mas como a frota da Capital soma a cada dia, em média, 71,8 novos veículos e o quadro de agentes se manteve em aproximadamente 110, a média caiu pela metade e chega a um agente para cada 2.186,1 veículos.

Nos quatro primeiros meses deste ano, foram registradas 20.792 multas, 24,70% a menos do que o mesmo período do ano passado, quando a quantidade de multas foi 27.612. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a frota de João Pessoa já chega a 240.477. Paulo Freire explicou que, além do número insuficiente de pessoal para fiscalizar toda a frota, o contingente de agentes de trânsito ainda precisa ser retirado da fiscalização e remanejado para o setor de operação.

Conforme Paulo Freire enquanto precisam realizar os desvios de trânsito, deixam de fiscalizar. "A gente sabe que há alguns problemas este ano que não havia no ano passado. Estão sendo realizados agora muitas obras, o que demanda pessoal para efetuar desvio de tráfico. Por exemplo, a obra feita na comunidade do Riachinho, que demandou a interdição de uma das vias. Então, o agente deixa de fazer a fiscalização ostensiva e o trabalho de repressão às infrações, para operar o trânsito", argumentou o superintendente adjunto.

Outro exemplo citado pelo superintendente adjunto são os desvios das vias alagadas pela chuva, como o corredor da Avenida Beira-Rio, por exemplo. Paulo Freire também apontou a saída de agentes do quadro de funcionários como fator agravante. Segundo ele, quando são aprovados em outros concursos públicos, os agentes deixam seus cargos. "Vamos ter que ampliar esse quadro de funcionários para atender a nova realidade de João Pessoa", disse.

Paulo Freire informou que a superintendência da STTrans já esta desenvolvendo um estudo interno para identificar necessidades materiais e de recursos humanos. Ele informou que no final do estudo, poderá ser elaborado um edital para concurso público para ampliação no número de agentes de trânsito.

Por Marcelo Rodrigo

Curiosidades: De acordo com o último Censo (IBGE - Ano Base 2010) a população da Capital Paraibana é de 723.514 habitantes. Uma vez que temos cerca de 240.477 veículos, João Pessoa atinge a incrível média de 3 habitantes por veículo, há cerca de 10 anos a média era de 4 moradores para um veículo. João Pessoa é a capital brasileira com o maior número de veículos por habitantes.

Leia Mais:

















Postar um comentário