Eugene Peterson: Jesus Condenaria Rob Bell?

Por Timothy Dalrymple


Foi um prazer falar com o experiente Eugene Peterson em uma conferência sobre Fé e Tecnologia na semana passada. Peterson é mais conhecido por sua tradução da Bíblia em linguagem simples chamada The Message (“A Mensagem”), que vendeu milhões de cópias, mas ele também é reconhecido por seus inúmeros trabalhos sobre discipulado e teologia espiritual. Ele é Professor Emérito de Teologia Espiritual na Recent College.


Eu conversei com o Sr. Petterson acerca de suas memórias, The Pastor, (“O Pastor”), e anseio publicar tais comentários. Mas eu também lhe pedi para que comentasse sobre o nosso livro em destaque, acerca de Love Wins (“O Amor Vence”) – sobre a controvérsia “infernal”. Peterson escreveu uma sinopse na contracapa que diz: “Não é fácil desenvolver uma imaginação bíblica que abarque o abrangente e eterno trabalho de Cristo… Rob Bell vai longe ao nos ajudar a adquirir tal imaginação – sem um traço de sentimentalidade débil e sem comprometer um centímetro da convicção evangélica”.

O que você pensa a respeito do livro do Rob Bell e a controvérsia que ele suscitou? O que te levou a endossar o livro?


O Rob Bell e qualquer outra pessoa que for batizada é meu irmão ou irmã. Nós temos formas diferentes de analisar as coisas, mas todos nós fazemos parte do reino de Deus. E eu não acho que irmãos e irmãs no reino devam brigar. Para mim tal atitude mostra uma má educação familiar.

Não concordo com tudo o que o Rob Bell diz. Mas penso que tais coisas valem a pena ser ditas. Eu acho que ele dá voz a todo um mundo evangélico que, se as pessoas escutarem, fará com que elas sejam mais cautelosas contra julgamentos pessoais prematuros, contra julgamentos dogmáticos feitos às pressas. Não gosto quando as pessoas usam o inferno e a ira de Deus como armas uns contra os outros.

Eu sabia que as pessoas me criticariam por endossar o livro. Eu escrevi o endosso, pois gostaria que as pessoas o ouvissem. Ele pode não estar certo, mas ele está fazendo algo válido. Há muita polarização na igreja evangélica e isso sim é um verdadeiro escândalo. Temos de aprender a conversar uns com os outros e escutar uns aos outros de maneira civilizada.


Os evangélicos precisam reavaliar nossas doutrinas do céu e condenação?


Sim, eu realmente creio que elas precisam ser reavaliadas. Elas precisam ser um pouco mais bíblicas e não fora de contexto.

Mas as pessoas que estão contra o Rob Bell não reavaliarão coisa nenhuma. Eles têm um teste de tornassol para quem é e quem não é cristão. Mas não é isso o significado de viver em comunidade.

Lutero disse que nós deveríamos ler a Bíblia inteira em termos do que conduz a Cristo. Tudo deve ser interpretado por intermédio de Cristo. Bem, se você fizer isso, o resultado será esta religião da graça e perdão. As únicas pessoas que Jesus ameaça são os fariseus. Mas todos os demais recebem um tratamento generoso. Há muito pouco de Cristo e pouquíssimo de Jesus nestas pessoas contendendo com Rob Bell.


Tradução: Wellington Mariano

Fonte: http://contraculturacrista.com.br/site/?p=542

Fonte: http://www.churchleaders.com/pastors/pastor-articles/149653-eugene-peterson-would-jesus-condemn-rob-bell.html
Postar um comentário