O QUE FAZER QUANDO A OPORTUNIDADE BATER A MINHA PORTA?



O QUE FAZER QUANDO A OPORTUNIDADE BATER A MINHA PORTA?

Escuto, desde pequeno, a expressão: “Negócio só é bom quando é bom para as duas partes”. Nos últimos anos, nossa Capital vem vivenciando um crescimento econômico e imobiliário avassalador. Esse crescimento tem chamado à atenção de muitas empresas do ramo, trazendo um aumento significativo nos preços dos imóveis em João Pessoa. Quem não tem um amigo ou um parente que comente ter comprado um imóvel por x e logo tê-lo vendido por 2x, em apenas um ano? Quantos não têm investido seu capital na compra de imóveis em lançamento, acreditando ser a melhor forma de rentabilizá-lo?

João Pessoa já vem sendo assediada por empresas de construção, há alguns anos, e, com o anúncio da chegada da fábrica da FIAT às suas vizinhanças e implantação do polo fármaco-químico, essa procura intensificou-se. Estamos sendo constantemente procurados por empresas de outros Estados que acreditam ser aqui um lugar de grande desenvolvimento, nos próximos anos. De fato, esse pensamento procede, pois somos a Capital mais próxima desses polos, cujos empresários, funcionários e trabalhadores necessitarão de novas moradias, e consequentemente de suas construções.
  
Cada dia é mais frequente os moradores de casas receberem a visita de corretores de imóveis, oferecendo vantagens em troca de suas propriedades. Como saber se estamos a realizar um bom negócio, nessa hora? Quais cálculos e contas que devem ser feitas? Devo alugar, vender ou permutar o meu bem? Quais percentuais devo adotar, nesse momento? E como calculá-los?
  
Considero a modalidade de permuta a mais vantajosa para ambas as partes. O proprietário do bem permutado geralmente recebe em troca de seu imóvel unidades do produto imobiliário que será construído no lugar de seu bem. Esse procedimento faz com que ele não perca a valorização imobiliária da região e, muitas vezes, provoca e resulta na duplicação do seu patrimônio. A construtora, por sua vez, não precisa investir na compra do terreno, podendo assim aplicar todos os esforços e recursos unicamente na construção do empreendimento. Além de tudo, a permuta garante ao dono do imóvel a isenção do Imposto de Renda, pois quando não há retorno monetário, não existe ganho de capital, e, portanto, não existe imposto incidente.
  
É importante destacarmos a necessidade do conhecimento da intenção do projeto, antes de se concluir o negócio. Um bom produto, nas mãos de uma construtora que tenha um bom nome, pode valorizar ainda mais a sua operação. Devemos observar o coeficiente de construção do lugar que, juntamente com o tamanho da área, irão determinar o potencial construtivo do empreendimento. Esse cálculo é fundamental para apurarmos que percentual caberá a cada parte em negócio.
  
Nessa hora, é necessário ter muita frieza e entender que o que está em jogo é um negócio imobiliário impessoal. Muitas vezes, deixamos o nosso lado emocional cegar o nosso entendimento e atrapalhar a possibilidade de ganho que se tem pela frente. É muito comum nessas negociações que a vaidade atrapalhe a nossa capacidade de discernimento. Certa vez, estávamos fazendo uma permuta e um dos moradores afirmou que não faria tal negócio, pois o seu imóvel era melhor que o dos outros, logo deveria ganhar mais. Ora, ele estava dobrando o valor do seu patrimônio, mas só se preocupava com o que os vizinhos iam ganhar...

Por esse motivo, é muito importante que essa operação seja acompanhada de perto por um corretor de imóveis credenciado, que de maneira imparcial, conduzirá o negócio para a satisfação das necessidades de ambas as partes, tentando mostrar a todos o aumento de capital, as vantagens ou desvantagens em negócio.
Em suma, aproveite o bom momento do mercado, procure um corretor de sua preferência e realize negócios imobiliários. Não espere as oportunidades passarem, tudo tem seu tempo, elas estão aí para serem descobertas e ao seu dispor. Faça negócios, melhor ainda, faça negócios que sejam bons para todas as partes.

Sérgio Nóbrega
DIRETOR COMERCIAL
Invista Imóveis
(83) 9624-4748/4141-3338
sergio@invistaimoveis.com
Postar um comentário