Pelo Futebol da Paraíba...

Foto de George Júnior: https://www.facebook.com/ogeorgejunior

Sei que o Clube de Regatas do Flamengo e outros clubes brasileiros ou estrangeiros não tem qualquer responsabilidade ou culpa pelo ocorrido ontem no estádio Almeidão.

Mas o fato é que ao menos uma moça, foi vista por alguns torcedores do Botafogo presentes no estádio Almeidão distribuindo panfletos anunciando uma caravana para o jogo: Náutico x Flamengo. Isso ocorreu do lado de dentro do estádio, antes e durante a partida.

Outra coisa lastimável é ver que há ainda um número considerável de "curiosos/torcedores de vento" que vão ao estádio Almeidão torcer não sei por quem?

Pois insistem em ir com camisas de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Vasco, Fluminense, Botafogo RJ, Barcelona, Real Madrid, Chelsea e outras.

Até entendo que a cultura desenvolvida aqui fez com quem uma grande parcela dos que gostam de futebol na cidade de João Pessoa inevitavelmente torçam por algum clube das regiões Sul e Sudeste do Brasil. 

Respeito, e sei que a ausência do Botafogo e demais clubes da cidade ou até mesmo do estado em grandes campeonatos contribuíram e muito para isso, mas se é para torcer e apoiar o Botafogo PB aqui e especialmente no estádio, façam um favor:

I. Comprem uma camisa do Botafogo PB, se não puder comprar a original, na frente do estádio tem muitas réplicas, a vulga sulanca sendo vendidas;

II. Se não quiserem comprar a camisa do Belo ao menos vá com outra camisa que não seja de qualquer clube ou seleção, exceto a seleção brasileira, algo ainda aceitável;

III. Não fiquem vaiando o time com cinco minutos de jogo e após o primeiro passe errado, afinal vocês nunca vão ao estádio, e quando vão é para agorar o time, seria melhor ficar em casa ou rever urgentemente a forma de torcer. Ou por acaso o atual campeão do mundo e o clube de maior torcida do Brasil vão muito bem obrigado?

Falo isso, pois apesar de torcer para o BOTAFOGO PB, o que estamos presenciando no futebol paraibano em 2013 é algo espetacular.

O Campinense conquistou o Nordestão;

O Botafogo após 10 anos voltou a ganhar o Campeonato estadual mais forte e mais disputado dos últimos 10 anos, o Belo esta prestes a garantir seu acesso a série C e ainda poderá brigar pelo título nacional;

O Treze se recuperou muito bem na série C, pode não só garantir a vaga para a próxima fase, como pode subir a série B e brigar pelo título da C este ano (pouco provável, mas nunca se sabe).

O acesso do Botafogo a série C e ao menos a permanência do Treze na mesma abrirá outra vaga ao futebol paraibano no Campeonato Brasileiro da série D.

E quem gosta do bom futebol, gosta também da boa rivalidade, então nada como os clássicos estaduais não só pelo Campeonato Estadual, mas também no Regional (Nordestão) e pelo Campeonato Brasileiro.

Hoje peço pelo Botafogo sim, mas peço sobretudo pelo futebol da Paraíba muitas vezes esquecido pelos dirigentes da nossa Federação, mas que não pode ser esquecido pelo seu maior patrimônio, nós os torcedores!

João Vicente Ferreira Neto

2 comentários