Copa do Nordeste 2014


A bola só vai rolar no dia 12 de janeiro, isto se as reuniões entre os dirigentes da CBF e o pessoal do Bom Senso FC não surtirem efeito, mas ao que consta é possível que as datas da Copa do Nordeste sejam revistas e remarcadas, pois após a primeira reunião o presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, o senhor José Maria Marin afirmou considerar a suspensão dos jogos no mês de janeiro.

Hoje dia 08 de outubro é comemorado o dia do Nordestino e na capital Salvador BA foram sorteados os grupos da edição da Copa do Nordeste 2014. 

A Copa do Nordeste carinhosamente chamada de Lampions League chegará em 2014 a sua 12ª edição.

O primeiro ano da competição foi em 1976. O Vitória da Bahia sagrou-se campeão após golear o América RN por 3 x 0. O ABC terminou em terceiro e o Botafogo PB em quarto. 

De 1977 até 1993 a competição deixou de ser disputada voltando somente em 1994. O Sport foi o campeão, após empatar sem gols com CRB no tempo normal venceu por 3 x 2 nas cobranças de pênaltis.

Novamente nos anos de 1995 e 1996 a competição não foi disputada, retornando em 1997 onde o Vitória foi campeão mais uma vez, e nos anos seguintes os campeões foram: América RN (1998); Vitória (1999); Sport (2000); Bahia (2001 e 2002); Vitória (2003); De 2004 a 2009 a Copa do Nordeste deixou novamente deve ser disputada, retornando em 2010 e tendo o Vitória mais uma vez campeão. Nos anos seguintes (2011 e 2012) a competição novamente não foi realizada, retornando neste ano.

2013 inclusive que teve a maior média de público da Copa do Nordeste até hoje, e também a melhor média de público de um campeonato disputado no Brasil neste ano de 2013. Inspirado na Champions League o povo nordestino sempre carismático, bem humorado e festivo resolveu chamar a Copa do Nordeste de Lampions League que pela primeira vez na história teve uma decisão entre clubes do interior e de estados que jamais chegaram à decisão da competição: Asa (de Arapiraca - AL e Campinense de Campina Grande – PB). No primeiro jogo mesmo jogando em fora de casa o Campinense não tomou conhecimento do Asa e venceu por 2 x 1, podendo até por 1 x 0 no jogo da volta em casa no estádio “O Amigão” que seria campeão. Na volta com grande atuação a Raposa voltou a vencer o Asa desta vez pelo placar de 2 x 0 e deu a Paraíba o seu primeiro título na competição.

O ano de 2014 será bastante promissor. Mais de R$ 100 milhões (foram/serão) investidos pela TV Esporte Interativo nas divulgações e transmissões da Copa do Nordeste 2014. Além do Canal Esporte Interativo a Rede Globo Nordeste também transmitirá a competição para toda região, exceto para os estados do Piauí e do Maranhão, pois os clubes destes estados participarão da Copa Verde realizada entre clubes das Regiões Centro Oeste (exceto o estado de Goiás), Norte do país, além do Distrito Federal e do Estado do Espírito Santo.

O campeão da Copa do Nordeste em 2014 garantirá além das premiações em troféus, medalhas e dinheiro uma vaga na Copa Sul-Americana do mesmo ano, competição esta que por sua vez promove ao campeão uma vaga na tão sonhada e desejada Libertadores da América. A Lampions League ainda contará com 4 estádios que serão utilizados para realizar as partidas da Copa do Mundo de Futebol em 2014: (Arena Pernambuco – Náutico; Arena Fonte Nova – Bahia; Arena Castelão – Ceará e Arena das Dunas – América RN).

O sorteio teve como cabeças de chave: Vitória, Bahia, Sport e Ceará. O critério adotado foi a classificação atual de cada time no ranking da CBF. Os grupos ficaram da seguinte forma:

Grupo A: Vitória BA – América RN – River Plate SE – Sergipe SE

Grupo B: Bahia BA – Santa Cruz PE – CSA AL – Vitória da Conquista BA

Grupo C: Ceará CE – CRB AL – Treze PB – Potiguar RN

Grupo D: Sport PE – Náutico PE – Guarany de Sobral CE – Botafogo PB

Os times se enfrentarão em jogos de ida e volta nos seus grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a fase dos jogos eliminatórios, obedecendo a seguinte ordem: 1ªA x 2ºB; 2ºA x 1ºB; 1ºC x 2ºD; 2ºC x 1ºD. As partidas também serão realizadas em regime de ida e volta até a grande decisão. Assim como no ano passado, todos os 62 jogos serão transmitidos pelo canal Esporte Interativo. 

Uma palavrinha sobre os grupos:

É fato que ainda é muito cedo para fazermos uma análise sobre como se comportará cada time, como se sairão. O ano de 2013 ainda não acabou e partes das equipes estão disputando importantes competições.

No grupo A temos o Vitória como franco favorito a terminar em primeiro lugar, e favorito também ao título, não por acaso o time baiano é o maior detentor de títulos, cinco ao total. Todavia com a excelente campanha realizada até aqui no brasileirão o Vitória caso termine a competição nacional no G4 automaticamente garantirá uma vaga na Pré-Libertadores, o que faria com que o clube priorizasse a competição Continental. O vitória hoje é 6o colocado a seis pontos do Botafogo o último no G4, caso termine fora do G4 o time baiano ficaria na zona de classificação da Copa Sul-Americana o que por sua vez tiraria o ímpeto da equipe na Copa do Nordeste, caso o Vitória ganhe o Nordestão 2014 e já esteja previamente classificado a Copa Sul-Americana o vice da Copa do Nordeste herdaria a vaga na competição Sul-Americana. O América hoje luta para não ser rebaixado na série B, o time Potiguar amarga a 17o posição sendo o primeiro no Z4, mas mesmo em crise e má fase esta um pouco a frente de River Plate e Sergipe que farão o clássico estadual. 

No grupo B Bahia em posição intermediária, mas lutando para não cair e quem sabe antecipadamente garantir vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano, dependendo da sua posição ao término do campeonato e Santa Cruz líder do seu grupo no Campeonato Brasileiro da série C despontam como fracos favoritos, o tricolor pernambucano que apesar de participar de divisões inferiores do campeonato brasileiro é o atual tricampeão estadual. CSA e Vitória da Conquista, ambos eliminados na primeira fase do Campeonato Brasileiro da série D em 2013 entram como azarões.

No grupo C o Ceará assim como o Vitória no grupo A é o fraco favorito. A equipe cearense faz boa campanha na série B e ainda sonha com o acesso a elite do futebol brasileiro justamente no ano da Copa do Mundo. O vozão como é conhecido ocupa a 6o posição e esta a apenas 2 pontos do quarto colocado o Sport. O Treze e CRB atualmente disputam a série C do Campeonato Brasileiro. O time paraibano não corre mais risco de rebaixamento e precisa de uma vitória simples no próximo domingo contra o Santa Cruz em Campina Grande para avançar de fase, o CRB além de vencer ainda terá que contar com uma combinação de resultados para avançar de fase, em caso de derrota diante do Baraúnas poderá até ser rebaixado, em caso de vitória do Cuiabá. Acredito que pela força do interior, pelo fato de ter visto Campinense campeão neste ano, e perder o estádio em pleno Amigão ao ser goleado pelo Botafogo por 3 x 0, incitará o galo a avançar de fase, embora seja muito cedo para qualquer consideração mais precisa. Potiguar poderá ser mero coadjuvante ou até mesmo protagonista embolando o grupo e quem sabe avançando de fase.

O grupo D é grupo da Morte. Pois temos Sport em ascensão na série B com grandes chances de ascender à série A, o Náutico em queda livre na série A e forte candidato ao rebaixamento à série B, o Botafogo que voltou a vencer um campeonato estadual após 10 anos e de quebra voltou também a uma competição nacional conseguindo o acesso da série D a C do brasileiro, e que aguarda apenas o vencedor do duelo entre Tupi de Juiz de Fora MG e Juventude RS para decidir o título nacional da série D 2013, e o sempre perigoso time do Guarany de Sobral vice-campeão cearense neste ano. Justamente nesta sequencia destaco os favoritos, todavia dada a excelente fase que vive o Botafogo, uma vez que seu treinador seja mantido e parte do elenco, o Belo leva certa vantagem em relação a Guarany de Sobral, pois o técnico Marcelo Villar é cearense e conhece como poucos o futebol local e sobre o Náutico apesar de contar com torcedores ilustres como o governador do estado Eduardo Campos, ter bons patrocínios e mandar seus jogos na Arena Pernambuco, o Timbu vive um péssimo momento, além de ter que enfrentar o indigesto adversário Sport clube que historicamente leva vantagem sobre o clube Alvirrubro. E é justamente este clássico que poderá beneficiar o Botafogo. Dependendo de como esteja o time paraibano na competição a torcida se deslocará facilmente até a Arena Pernambuco e ao estádio da Ilha do Retiro para apoiar o time nos confrontos contra os times pernambucanos. O Belo que teve como melhores participações o ano inaugural (1976) e em (1998) em ambas as edições terminou em 4o lugar.

Vamos aguardar, pois até lá muita coisa ainda vai acontecer, o que não temos dúvida alguma é de que a 12o edição da Copa do Nordeste, a “Lampions League” será um sucesso de público, renda, audiência e esperamos e torcemos de um grande futebol.

João Vicente Ferreira Neto 


Leia mais sobre A Copa do Nordeste: 

Edição de 2014: 

Acompanhe a Copa do Nordeste, carinhosamente chamada de Lampions League:

Twitter: https://twitter.com/Copa_Nordeste_

Twitter: https://twitter.com/copadonordeste

Facebook: https://www.facebook.com/CopaDoNordeste?fref=ts

Site do Esporte Interativo: http://br.esporteinterativo.yahoo.com
Postar um comentário