CONSTRUÇÃO CIVIL

http://stgguindastes.com.br/wp-content/uploads/2014/09/img_pasi.jpg



CONSTRUÇÃO CIVIL

O custo da mão de obra voltará a cair?

Não é certo, mas é bem possível que sim.

As Lojas de Materiais de Construção passarão um sufoco?

Já estão, com raras exceções. Mas isto levando em consideração a procura que era grande nos últimos anos. Este é um mercado que sempre haverá clientes, dependendo do período mais ou menos.

As construtoras de imóveis de médio e alto padrão precisarão rever os preços que eles mesmos inflacionaram?

Certamente. Se farão é outra história. Não acredito. Usarão o "bom" marketing para convencer os clientes. Clientes que por sua vez compram o que não podem e revendem ou repassam por preço proporcionalmente similiar ao que compraram levando em conta a correção.

Fato é que quem se envolveu com a construção até o fim de 2009 ganhou muito dinheiro no Brasil, os que entraram entre 2009 até o fim de 2012 também não podem reclamar pois tiveram boa rentabilidade para não dizer excelente. Os que entraram a partir de 2013 começaram a amargar os primeiros dissabores, com exceções em algumas cidades, exemplo aqui em João Pessoa que mesmo em meio a crise política e econômica continua forte, mas já com os dias contados também.

Ironia ou não, quem trabalha com imóvel popular que se enquadra no Programa Minha Casa Minha Vida foi menos afetado até aqui, exceto aqueles que abusaram dos preços. Como consequência estão com os imóveis "boiando".

O que é certo é que tudo depende da economia. Se a mesma reagir muitos setores voltarão a crescer, e certamente a construção civil é um deles!

João Vicente Ferreira Neto

Leia também: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,emprego-fica-mais-dificil-na-construcao,1663744
Postar um comentário