Quem foi ou é o maior e melhor jogador de futebol na história?



Quem foi ou é o melhor jogador de futebol na história?

Pelé. 

Sem dúvida alguma Pelé.

E quanto isto é prego batido e ponta virada.

Não o vi jogar ao vivo, eu não era nascido e quando ele parou eu ainda não havia nascido!

Mas quem assistiu documentários, filmes e vídeos é indiscutível. 

Pelé era incomum, até como goleiro ele ia muito bem. Jogava em qualquer posição, batia bem com as duas pernas, era magistral nos passes, de cabeça se divertia com a bola, e fazia gol como ninguém, e sem esta de que naquela época...

Naquela época Pelé era um nascido fora de tempo que parece ter chegado a sua geração com 5 décadas de antecedência.

Se você me pergunta qual é o segundo maior e melhor de todos os tempos eu direi sem medo que é o argentino Lionel Messi. 

Messi é surreal, é mágico, desenha em campo com a bola parece fazer com que ela grude em suas pernas e não se solte mais. 

A diferença entre ele e Pelé é absurda ainda, mas Messi já está acima de Maradona, Zico, Romario, Zidane, Platini, Cruijff entre outros.

E ele nem precisa ganhar uma Copa para me convencer disto. Só o simples fato de há quase uma década jogar em altíssimo nível, ainda mais neste futebol "moderno" onde muitos correm e batem muito, mas poucos e cada vez mais raros pensam e criam algo belo, plástico e genial, só isso já me deixa convencido que este nanico argentino é gênio.

A partida diante do Manchester City vencida por 1 x 0 em Barcelona Lionel fez uma das suas mais espantosas atuações.

No ápice da carreira em um momento curto de uma ou duas temporadas muito provavelmente ninguém (exceto Pelé) tenha jogado um futebol tão malabarista e com uma habilidade absurda como Ronaldinho Gaúcho, enquanto quis era de deixar o queixo caído, quantas bicicletas? Elásticos? Passes olhando para outro lado? Passe de Costas, quem não se lembra? As cobranças de falta? As letras? As canetas? Dribles da vacas? Elástico no ar? Aquele gol contra o Chelsea na Inglaterra? Os três lençóis seguidos no mesmo jogador? Aquele gol contra a Inglaterra na Copa do Mundo em 2002? Era um absurdo!

Mas (exceto Pelé), nem Messi, nem Ronaldinho Gaúcho, e nem um outro jogador me passou tanta certeza é convicção de vitória quando ele estava em campo como Ronaldo, e daí por ser conhecido como "fenômeno"!

Foi assim desde o início quando ainda garoto no Cruzeiro, depois PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e finalmente Corinthians...

Sem esquecer da seleção brasileira é claro!

Do outro lado estivesse o time ou a seleção que fosse (exceto a França) que Ronaldo decidia. 

E até mesmo diante dos franceses eu confia nele, é que não tinha que ser...

João Vicente Ferreira Neto
Postar um comentário