QUANTO VALE A NOSSA VIDA?




A presidente do Ibama, Marilene Ramos, anunciou ontem (quarta) à noite que multará a mineradora Samarco/Vale/BHP. A princípio serão duas multas, cada uma de R$ 50 milhões: uma por perda de biodiversidade e outra por lançamento de dejetos nos rios. O valor pode ser superior, bem como podem ser mais de duas multas.

Multa é o básico. O mínimo do mínimo. E o valor (100 milhões) é muito pouco. É pouco porque dinheiro nenhum vale uma vida. Dinheiro nenhum trará de volta as pessoas e animais que morreram. Dinheiro nenhum vai recuperar, a curto-médio prazo, as perdas ambientais (especialistas falam em no mínimo 100 anos). Ao que tudo indica, teve até espécies que entraram em extinção. Não foi acidente. Não foi desastre. Foi desrespeito. Foi irresponsabilidade. Foi crime.

Precisamos rediscutir o Código da Mineração - não como está sendo feito atualmente no Congresso, mas para criar regras mais rígidas e tornar a atividade independente de conglomerados internacionais. Vale a pena explorar as minas de minério com um risco como esse?

Por coincidência (ou não), a Vale doou mais de 20 milhões de reais na última campanha eleitoral. Também por coincidência (ou não), a Vale produz campanhas milionárias nos principais veículos de imprensa do país. Quem paga o DJ escolhe a música!

Em tempo: Por que mesmo uma empresa que vende minério, prioritariamente para o exterior, precisa anunciar em jornal e revista? Não conheço ninguém que tenha visto um anúncio no jornal e pensado em encomendar uma tonelada de ferro...




Imagens como estas me causam profunda perplexidade, e infelizmente me deixa certo que o número de mortos na cidade de Mariana provocados por outro tipo de TERRORISMO foi muito, mas muito maior que o divulgado pelos grandes veículos de imprensa e canais de comunicação.

Aqui no Brasil há diversos tipos de terrorismos, todos oriundos da sede pelo poder, embriagados pela vaidade humana e insaciavelmente alimentados pelo capital!

João Vicente Ferreira Neto

"Não adianta só multar,
Não adianta só prender,
O capitalismo é capaz de entender que a vida não volta com dinheiro"

Antes e depois: http://www.apolo11.com/imagens/2015/mariana_3.gif





















Postar um comentário